terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Inspiração


 Muitas tecnologias são desenvolvidas por causa das necessidades. Com esse projeto não é diferente, já aconteceu inúmeras vezes comigo a situação de eu ficar trabalhando por horas sem parar, tão envolvido nos projetos que me esquecia de comer e beber, eu simplesmente não parava. Eu precisava de um sistema de avisos, e quase fiz um simples, mas pensei que poderia incluir mais coisas, dessa forma as ideias foram evoluindo até virarem esse projeto. Pensei que seria ótimo controlar mais do que o tempo das refeições, eu poderia controlar também as refeições, ou melhor, posso até dizer ideal, um nutricionista poderia controlar minhas refeições com grande precisão. Isso sim seria ótimo, viver mais e melhor tendo um controle nutricional feito por um profissional qualificado para isso.
  Se eu fizesse um equipamento apenas para uso próprio, já valeria o esforço, mas tenho certeza que muita gente ira se interessar pelo equipamento, e essa tecnologia poderá melhorar a vida de muitos. Assim o equipamento pode virar um produto como um diário eletrônico melhorado e preparado para a função de nutrição.
  E porque automação? Sistemas de automação industrial monitoram e controlam o processo de fabricação dos produtos. Por exemplo fábricas de carros utilizam muita automação, há um sistema complexo monitorando, sincronizando e controlando todos os processos de fabricação, trabalhando para tudo seja feito com o máximo de eficiência possível. Sem esse sistema os carros custariam muito mais. Outro exemplo mais simples de automação é um carregador de baterias, é possível carregar uma bateria sem automação, apenas ligando uma fonte nela, mas isso reduz muito a vida útil da bateria, uma bateria pode durar menos de seis meses se alguém quiser sempre carregar manualmente, ou pode durar mais de dois anos se utilizar um carregador automático otimizado para ela. Vou me aprofundar só um pouco mais para deixar o exemplo bem claro, um carregador automático irá monitorar a corrente de carga e controlar a carga para que não passe de 5% da corrente da bateria, ele também ira controlar o nível de tensão para desligar o carregamento quando a tensão estiver no nível máximo da bateria, ele também pode monitorar a temperatura da bateria e corrigir a tensão de carga.
  Quero mecanizar os seres humanos, o equipamento não ira obrigar ninguém a comer nada, e nem o nutricionista, o equipamento só irá sugerir, como se o nutricionista estive fazendo isso. O equipamento terá um menu com uma interface amigável onde fará a sugestão da refeição, e obterá respostas do cliente, se o cliente não puder ou não quiser comer a refeição, o menu indicará outras opções, e tudo o que for feito será registrado para o nutricionista poder otimizar a nutrição do cliente na próxima consulta. A outra parte do sistema ficará no computador do nutricionista, lá ele terá uma ferramenta para ajudar na seleção das refeições, e junto com o cliente poderá selecionar e recomendar as melhores opções para o cliente. Com todos em acordo a seleção do nutricionista poderá ser gravada no equipamento do cliente para ele desfrutar durante uma semana dos alimentos especialmente escolhidos para ele.

  Dan..

Nenhum comentário:

Postar um comentário