segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Introdução


  O projeto inicial consiste em um equipamento portátil e acessível que o nutricionista poderá configurar de modo auxiliar a nutrição de um cliente. O equipamento tentará controlar o processo de nutrição seguindo o exemplo da automação industrial usada em fábricas. Isso será muito mais explicado a frente.

  Hoje em dia todo mundo tem computadores, virou um equipamento comum, acessível a todas as classes sociais, mas nem sempre foi assim. E da mesma forma que aconteceu com os computadores, acredita-se que em algumas décadas o equipamento que também será comum nas casas é o robô. Há uma forte tendência a popularização desse tipo de equipamento, e nossos descendentes poderão conviver com robôs da mesma forma que convivemos com nossos PCs.
  No Japão já estão fabricando robôs para uso pessoal, e o foco são os robôs para cuidar de idosos. Esse tipo de robô deve ser o primeiro a se tornar muito popular porque a população mundial está conseguindo viver mais e assim a quantidade de idosos vem aumentando juntamente com a necessidade de cuidados com eles.
  Os robôs que cuidam de idosos tem principalmente a função de dar os remédios que os idosos precisam e nos horários que eles precisam. Os idosos costumam esquecer de tomar os remédios, e também tem dificuldade em encontrar os remédios corretos. Com um robô responsável por entregar o remédio ao idoso nos horários certos, o controle da saúde desse idoso será melhor, além disso o médico do idoso tem acesso ao robô e pode coletar algumas informações que ajudam no tratamento.
  Da mesma forma que robôs cuidam de idosos, eu estimo que por volta do ano 2080 serão comuns os robôs que cuidam da nutrição das pessoas e ajudem os nutricionistas a manter a saúde da população através de uma nutrição otimizada.

  Depois que previ o futuro, e desejei muito ter um robô me ajudando na nutrição, tive a ideia do projeto. Como trabalho com eletrônica, informática e automação industrial, sou capaz de fazer a parte A do projeto, que não será um robô a principio, minha ideia é fazer um equipamento portátil que o nutricionista irá configurar semanalmente (por exemplo) e preparar para o cliente usar durante um tempo.
[Imagem: Panasonic]
  Após examinar o cliente na consulta semanal, o nutricionista poderá junto com o cliente definir a alimentação de uma semana, inclusive com horários. O nutricionista usará um programa no computador para escolher os alimentos em concordância com o cliente, e definir o consumo calórico ou de algum nutriente que o cliente terá durante a semana. Todas essas definições irão para o equipamento e o cliente levará o equipamento que nos dias certos e horários certos irá alarmar e mostrar num display o que o cliente deverá comer e beber. O equipamento terá mais algumas funções que serão explicadas mais a frente.

  Dan..

Nenhum comentário:

Postar um comentário